O que são motores de busca?
Hoje em dia é natural remetermos dúvidas, questões ou necessidade de informação para os motores de busca da internet. Os sites mais visitados em todo o mundo são os motores de busca e é através dele que conseguimos, muitas vezes, as respostas a essas questões.
Os motores de busca são softwares concebidos para encontrar informações armazenadas em servidores informáticas recorrendo a palavra chaves indicadas por utilizadores.
Os motores de busca surgiram logo após a criação da internet com a intenção de prestar um serviço extremamente importante: a busca de qualquer tipo de informação na rede, organizando esses resultados de uma forma organizada, rápida e eficiente. Foi com esta premissas que nasceram empresas como a Google, Yahoo ou Bing.

Motores de busca por ano de fundação
1993 – Wandex
1993 – Aliweb
1993 – Lycos
1995 – Sapo
1998 – Google
2004 – Yahoo
2009 – Bing

Em Portugal o percursor dos motores de busca foi o SAPO, criado a 4 de Setembro de 1995 na universidade de Aveiro, começou por se designar SAP (Servidor de apontadores portugueses), mais tarde evoluiu para SAPO (Servidor de apontadores portugueses online).
Como funcionam os motores de busca?
É do interesse de todos aqueles que alojam informação e conteúdos na internet a sua referenciação, os motores de busca vieram preencher esse vazio que existia, organizando a informação e providenciando esses conteúdos a quem os procurava ou demonstrava interesse neles. É através de web crawlers que vasculham as páginas e conteúdos que são geradas as páginas de resultados para uma determinada pesquisa. Estes web crawlers assentam numa complexa arquitetura de algoritmos que organizam estes ranking de pesquisa, estes algoritmos são na sua maioria secretos, não se conhecendo a 100% os fatores que influenciam este ranking. Este secretismo e constante mutação dos algoritmos ajudam a tornar a luta por este ranking mais justa, e tem como principal objetivo não tornar previsível aquilo que se deve fazer para obter preponderância nos resultados, ao invés é um incentivo para a constante melhoria da qualidade e pertinência dos conteúdos.
Os resultados dos motores de busca são produto da indexação gerada pelos web crawlers. Estima-se que 80% do tráfego gerado pelos motores de busca tenham como origem pesquisas não pagas e sem recurso a publicidade, o que é chamada de pesquisa orgânica, os restantes 20% têm como origem as chamadas pesquisas pagas que são conseguidos através do destacamento a partir de publicidade paga. Estes números evidenciam a importância de não só investir em publicidade paga, mas também de atentar à importância de redigir bons conteúdos, criar boas arquiteturas de websites e respeitar as premissas dos motores de busca para com isso atingir uma maior preponderância nos resultados das pesquisas.
O que é SEO?
SEO é uma abordagem estruturada que tem como principal objetivo a melhoria e aumento da posição de uma empresa ou dos seus produtos em motores de busca. Para atingir este fim SEO trabalha as pesquisas orgânicas (não pagas), não existe neste método recurso a investimento publicitário ou adservers.
SEO é um conjunto de técnicas que procuram aumentar a classificação nos motores de busca através de termos de pesquisa, palavras chave e outras estratégias de ligações na internet. A medição destes esforços é feita através do posicionamento na página de resultados dos motores de busca (SERP).
Como referido anteriormente, os motores de busca pesquisam constantemente os websites em busca de conteúdos e procuram conhecer melhor a informação que estes contêm. Estes web crawlers analisam diversos fatores presentes nas páginas e é através destes fatores que desenham o ranking final e devolvem ao utilizador uma página com os resultados que considera mais relevantes para uma determinada pesquisa.
10 fatores mais importantes que influenciam a posição nos motores de busca
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Websites seguros e acessíveis
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Velocidade das páginas
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Websites mobile friendly
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Antiguidade do domínio, estrutura de URL e autoridade
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Grau de otimização do conteúdo
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Seo técnico
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Experiência do utilizador
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Links internos e externos
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Atividade nas redes sociais
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Informação real sobre a empresa
1.Websites seguros e acessíveis
SEO é uma abordagem estruturada que tem como principal objetivo a melhoria e aumento da posição de uma empresa ou dos seus produtos em motores de busca. Para atingir este fim SEO trabalha as pesquisas orgânicas (não pagas), não existe neste método recurso a investimento publicitário ou adservers.
SEO é um conjunto de técnicas que procuram aumentar a classificação nos motores de busca através de termos de pesquisa, palavras chave e outras estratégias de ligações na internet. A medição destes esforços é feita através do posicionamento na página de resultados dos motores de busca (SERP).
Como referido anteriormente, os motores de busca pesquisam constantemente os websites em busca de conteúdos e procuram conhecer melhor a informação que estes contêm. Estes web crawlers analisam diversos fatores presentes nas páginas e é através destes fatores que desenham o ranking final e devolvem ao utilizador uma página com os resultados que considera mais relevantes para uma determinada pesquisa.
2.Velocidade das páginas
A velocidade de carregamento das páginas é considerado um dos fatores mais importantes para um bom ranking, este fator contribuiu de larga forma para uma boa experiência por parte do utilizador. Em 2018 a google anunciou que se um site não for carregado rapidamente em dispositivos móveis, será penalizado nos resultados dos SERP.
Existem online várias ferramentas para aferir o estado do seu website sendo o mais conhecido https://search.google.com/test/mobile-friendly , esta ferramenta foi desenvolvida pela google e permite perceber os aspetos a melhorar na sua instalação.
Alguns aspetos que condicionam a velocidade de carregamento:
- Qualidade do alojamento onde o site foi alojado;
- Fraca otimização de resolução e tamanho de imagens;
- Velocidade de acesso a bases de dados;
- Problemas relacionados com Javascript;
3. Websites mobile friendly
Estima-se que 52% dos acessos a websites em 2020 foram feitos a partir de dispositivos móveis o que equivale a mais de metade do tráfego potencial. Aspetos como a responsividade do website e otimização para dispositivos móveis não devem por isso ser descurados e devem ser olhados como uma prioridade, uma vez que são um dos aspetos mais importantes para a definição dos rankings nos SERP.
Aspetos a ter em conta ao projetar o seu website para dispositivos móveis:
- Possuir um website que se adapta automaticamente à resolução do ecrã em que é apresentado, este poder de adaptação tornará o seu site utilizável em qualquer dispositivo o que aumentará a eficiência das sessões geradas;
- Incluir menus otimizados para dispositivos móveis e que tornem fácil chegar aos conteúdos do seu website concedendo visibilidade e acessibilidade simples a qualquer ponto do website;
- Utilização de tamanho e famílias de letra facilmente legíveis e no tamanho certo para dispositivos com resoluções menores;
Os sites caracterizados pela partilha de artigos e noticias devem também ter como prioridade o uso de páginas AMP (Accelerated mobile pages), estas páginas possuem um carregamento quase instantâneo em dispositivos móveis o que ajuda a diminuir as taxas de abandono e contribui pra o incremento da experiência dos utilizadores.